quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bem vindos ao blog Comparando e Aprendendo

Este blog foi criado por Adriele Cristiana, Laura Ribeiro, Maria Paula Carvalho e Priscila Ferrari, alunas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, sob orientação da Profa. Luciana Calábria, com o intuito de levar conhecimento sobre Anatomia e Fisiologia Comparada a um público diversificado de uma maneira mais dinâmica e lúdica, visando a curiosidade, motivação da aprendizagem e do entendimento, e a fixação de diversos temas de uma forma acessível e moderna.
Esse tema de estudo vem sendo abordado desde 400 a.C., quando alguns cientistas e filósofos começaram a observar semelhanças nos caracteres morfológicos e no funcionamento corporal de humanos e de animais. Com o tempo, e movidos pela curiosidade, começaram a fazer observações mais rigorosas, posteriormente realizaram dissecações em animais e com isso puderam estudar não só o organismo em si, mas também seu modo de vida e seu comportamento relacionado a outros indivíduos. Hoje sabemos que para cada problema anatômico ou fisiológico, existe um animal adequado para servir de modelo de estudo. Isso só é possível graças a existência de um ancestral comum, do qual todos os seres vivos derivaram, pois, mesmo sendo diferentes, apresentam semelhanças anatômicas e/ou fisiológicas.
A cada semana serão publicados textos relacionados a um sistema diferente, mostrando as semelhanças e comparando morfofisiologicamente o homem e os animais.
Aguardem!
Escrito por: Maria Paula Carvalho e Priscila Ferrari.


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
MARTINEZ, C. B. R. Universidade Estadual de Londrina. UEL. 2012. Introdução à Fisiologia Animal Comparado. Disponível em: <http://www.uel.br/laboratorios/lefa/aulas/aula_introducao.pdf>. Acesso em: 17 Mai. 2014.
HORN, Â. C. M. Instituição desconhecida. Aula de Anatomia. Ano desconhecido.  Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/comparada/comparada.htm>. Acesso em: 17 Mai. 2014.
FÉLIX, J.; PARADA, J.; MARCELIANO, M. Instituição desconhecida. Argumentos da Anatomia Comparada. Slideshare. 2014. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/JooFlix2/anatomia-comparada>. Acesso em: 17 Mai. 2014.

SANTOS, G. J.; SANTOS, A. J.; CARVALHO, A. S. Metodologias alternativas para a melhoria do ensino de Biologia. In: 10ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS E 1ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, Catu. Anais Eletrônicos das 10ª Feira dos municípios e 1ª Mostra de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Catu: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano – Campus Catu, 2011. Disponível em: <http://www.ifbaiano.edu.br/femmic/anais2011/BIOLOGIA/Metodologias%20alternativas%20para%20a%20melhoria%20do%20ensino%20de%20Biologia%20-%202011112.pdf>. Acesso em: 17 Mai. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário